Neste artigo você vai aprender sobre a diferença entra aplicativos web, híbridos e nativos.
Escolher a tecnologia a ser utilizada é uma difícil decisão para a grande maioria dos projetos.
Se for um aplicativo, cedo ou tarde você vai se deparar com a questão: web app, app híbrido ou app nativo?
De todos os usuários de smartphones, 84% utilizam Android e 16% iOS e você precisa decidir qual público quer atingir ao decidir que tecnologia usar.
Se você sabe ou não a diferença dos três, este artigo vai eliminar todas as suas dúvidas e apresentar as vantagens e desvantagens de cada um.
Eles se diferenciam na maneira e requisitos para serem desenvolvidos, na experiência que oferecem para o usuário do aplicativo, seja de interface, de performance e também no objetivo de cada.
Basicamente, a resposta que tenho para a pergunta acima, sobre qual tecnologia usar, é: depende. Depende do seu orçamento, do mercado de atuação, do perfil do usuário, das experiências passadas e de suas competências.
Quando você utiliza o plano gratuito na Fábrica de Aplicativos, o seu app será web. Após assinar um dos planos, o app pode ser publicado na versão app híbrido e poderá ser publicado nas lojas Android e iOS.
Web App
O web app é uma página na internet acessada como qualquer outro site através de um navegador e desenvolvido, geralmente, em HTML5.
O acesso é por uma URL e o usuário tem a opção de instalar o app na tela inicial do aparelho, criando um atalho para acessá-lo. No caso da Fábrica de Aplicativos, temos os domínios app.vc/nomedoapp ou applink.com.br/nomedoapp.
Diferentemente do app nativo e do híbrido, o web app não utiliza as funcionalidades do dispositivo, como câmera e GPS, além disso não ocupa espaço na memória do aparelho, a visualização é por um navegador e só funciona se estiver conectado à internet.
Para quem acreditava que o webapp era algo que morreria, a última pesquisa da Gartner mostrou o contrário. Aí vem a era dos web apps progressivos e a Fábrica de Aplicativos vai fazer o upgrade da tecnologia e disponibilizará esta versão mais poderosa no futuro.
Aplicativo Nativo
O aplicativo nativo fica armazenado no dispositivo (smartphone) e é baixado diretamente pelas lojas, Google Play (Android) ou App Store (iOS). Este app é desenvolvido pelas linguagens nativas destas plataformas e podem utilizar as funcionalidades específicas do dispositivo, como câmera, GPS, contatos, etc, além de possuir uma integração diretamente com as bibliotecas de cada um deles.
O app nativo tem um custo mais elevado, pois tem uma linguagem própria e específica do sistema operacional, desenvolvida para cada plataforma. Para você publicar o aplicativo nas lojas é necessário uma aprovação, ou seja, ele precisa estar de acordo com as políticas internas de cada uma delas. Além disso, normalmente, o app também funciona no modo offline.
Aplicativo Híbrido
O aplicativo híbrido, diferente do nativo, não foi desenvolvido completamente na linguagem específica de cada sistema operacional, o app utiliza várias linguagens e engloba dois formatos: é metade nativo e metade web app.
Assim como os nativos, também pode ser baixado pelas lojas e utilizar as funcionalidades do dispositivo, mas a diferença é que também permite o acesso através da Web App, inserindo uma página web, por exemplo, onde as informações são integradas do site para o app.
O app híbrido tem um custo mais baixo, pois envolve parte de linguagem nativa e a outra parte é web apps.
Então, se você busca uma usabilidade bem próxima do nativo, o app híbrido vai sanar a sua necessidade. A comunidade web é gigantesca e trabalha para facilitar cada vez mais esta tecnologia, como Ionic e também React JS.
Os apps híbridos são mais vantajosos pois são mais leves em termos de memória requerida e também são mais fáceis de evoluírem.
Para ficar ainda mais clara a diferença entre os apps, abaixo selecionamos alguns pontos:
Conclusão
Agora você pode escolher qual tecnologia utilizar. Mas sei que vai usar a plataforma da Fábrica de Aplicativos, pois ela traz um custo 20 vezes menor que o do mercado, com a possibilidade de ter um web app e um app híbrido. Depois de criar seu app, não deixe de publicá-lo nas lojas da Apple e Google.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.