ASO 2: depois da publicação
Imagens e screenshots - parte II
Você não deve se preocupar com os screenshots apenas antes de publicar o seu app. Você deve ficar atento e mantê-lo sempre atualizado, para não gerar uma desconfiança ou até uma sensação de erro para o usuário.
- não deixe de atualizar as telas com o design atual do seu app
- você pode usar comentários de usuários e ter um social proof
- se lançar uma nova funcionalidade ou um benefício que acredite ser mais incrível que os anteriores, não deixe de trocar as imagens
- as lojas podem te advertir caso haja uma grande discrepância entre as capturas de telas e o conteúdo ou design atual do aplicativo
Número de downloads
Quanto maior o número de downloads mais relevante o seu app será para as lojas. Um dos momentos que isto conta é quando o usuário pesquisa um termo na busca e aparecem os apps sugeridos, veja no exemplo abaixo, apenas digitamos "quer" e já apareceu como sugestão o app "Querida Ansiedade", com mais de 1 milhão de downloads nas duas lojas.
Além dessa vantagem, quem nunca acessou a seção de apps mais populares, baixados, grátis, pagos ou por categorias?
Pois é. Se o seu app tiver muitos downloads, ele aparecerá nas principais seções da Play Store e App Store e isso aumentará muito a visibilidade do seu aplicativo.
- procure sempre aumentar o número de downloads e isso começa com amigos e familiares
- dependendo da categoria, 100 mil downloads já serão suficientes para colocar seu app como os mais baixados
Quantidade e qualidade de classificações
Assim que publicar o seu app peça aos seus amigos e familiares uma força com o seu app. Isso mesmo. A nota do seu aplicativo além de posicioná-lo melhor perante os outros apps, também vai trazer credibilidade para os outros usuários.
Claro, a ajuda dos mais próximos é para dar um início, mas é extremamente importante que você tente manter a sua nota sempre acima de 4. Você pode pedir para que seus usuários avaliem o app, mas sugerimos que faça isso depois da segunda versão.
- nota 1 ou uma estrela, na maioria das vezes, é porque o app não funciona
- bugs e problemas podem também fazer o usuário avaliar mal o seu app
- não engane os usuários, fale exatamente o que o seu app faz antes deles baixarem
- normalmente as avaliações mostram o índice de satisfação dos usuários com o app
- atualize as suas versões e veja o efeito nas avaliações
Quantidade e qualidade dos comentários
Quanto maior o número de comentários melhor o app será posicionado nas lojas. Isso mostra que os usuários têm engajamento com a proposta da solução.
Mas pode ser que o app esteja uma droga e todo mundo esteja reclamando. Assim, um outro fator importante é a qualidade dos comentários. Você já deve ter ouvido aquela frase "melhor a qualidade, do que a quantidade", não é verdade? Nos comentários das lojas isso não é diferente.
É claro que é essencial o seu app ter vários comentários e todos eles positivos, mas mais que isso é esses comentários terem qualidade.
- encoraje aqueles amigos que avaliaram o seu app a comentarem e postarem elogios
- encoraje mais ainda amigos ou parentes a comentarem, três não é suficiente, alcance 50, no mínimo
- resolva rapidamente os problemas apontados nos comentários ruins, os usuários normalmente voltam atrás e reconhecem a melhoria no app
- atualize sempre que puder a versão do app e faça uma comunicação com os usuários através da sua base de dados de login e cadastro
- avaliações com comentários têm mais peso
Resposta aos comentários
O tópico 14 é simples e direto. RESPONDA A TODOS OS COMENTÁRIOS! Positivos ou negativos, a sensação de que o desenvolvedor se preocupa com os usuários e os coloca no centro de seus objetivos é um diferencial.
As lojas não o deixa impune se você ignorar os usuários, seu posicionamento será pior, caso não responda aos comentários.
- seja rápido na resposta dos comentários
- responda com educação e propositivamente, ou seja, concorde com um bug e diga que farão algo a respeito ou agradeça com um elogio
- responder pode evitar que o usuário desinstalem o seu app
- esclarecer uma dúvida ou algo pode fazer que o usuário altere a avaliação do app
Número de instalações e desinstalações
Você certamente já baixou algum app, que achou que fosse ser útil naquele momento e quando achou que ele não teria mais utilidade ou que estava ocupando muita memória do seu dispositivo, o desinstalou, não é verdade?
Todos nós já fizemos isso ao menos uma vez. E para quem tem um app publicado isso, infelizmente, não é nada positivo. Por isso é importante ficar atento a esses números e tentar sempre se aproximar mais dos usuários do seu app.
Estas estatísticas podem ser obtidas diretamente na sua conta de desenvolvedor ou você pode instalar a ferramenta do Google Analytics no seu app e ter mais informações ainda.
- conserte os bugs e problemas do seu aplicativo, isso evita desinstalações
- atualize com novidades e novos benefícios
- envie notificações push e lembre seu usuário que ele tem vantagens ao usar seu app
- pense na eficiência, eficácia e o tamanho do seu app. Se ocupar muita memória ou exigir muito do processador, ele será um dos primeiros a serem apagados
Taxa de crescimento de instalações 30 dias
Você tem acesso a esses números dentro da sua conta de desenvolvedor ou no Google Analytics. Então, é possível mensurar a quantidade de instalações que o seu app teve nos últimos 30 dias.
Depois que o app é publicado, as lojas levam alguns dias para disponibilizarem esses números. E, depois de um mês completo, você consegue acompanhar a evolução através de um painel, onde é possível selecionar 30 dias ou mais.
Aqui o grande objetivo é chegar nas categorias mais populares. Diferentemente dos mais baixados, onde conta o número total de downloads, nos mais populares, as lojas consideram os últimos 30 dias.
- menos é mais. Ao invés de fazer pequenas divulgações todos os meses, busque planejar e fazer uma grande divulgação
- pesquisas afirmam que a taxa de instalações pode aumentar 500% se estiver nos mais populares
Frequência de uso e taxa de retorno Cohort - coorte
A frequência com que as pessoas utilizam o seu aplicativo mostra a importância do seu app no dia a dia. A taxa de coorte é a métrica para mostrar qual a porcentagem de usuários que acessaram o seu app no dia 1 e voltaram nele.
Por exemplo, a taxa de coorte do app do Facebook é de 98% no trigésimo dia. Ou seja, se 1000 pessoas acessaram o app no dia 1, 980 acessaram o app pelo menos uma vez novamente em 30 dias. Se o app for acessado regularmente, com certeza será melhor ranqueado.
- atualize sempre o seu aplicativo e insira novidades e melhorias
- faça uma estratégia de envios de notificações push e traga os seus usuários para o seu app novamente
- não deixe de fazer uma estratégia de marketing, seja inbound ou outbound, para trazer os usuários de volta
Divulgação / backlinks para seu app
Backlink nada mais é do que um link do seu aplicativo que está divulgado num site ou num app.
Por exemplo, se o seu app for do seu negócio, uma cafeteria, por exemplo. Então um blog especializado em café faz um artigo e coloca o link do seu app disponível para as pessoas clicarem e baixarem o seu aplicativo. Isso contará na hora de ranquear o seu app.
Posts em redes sociais como Facebook, Pinterest e Twitter também contam como backlink.
- peça a amigos e familiares para divulgarem o link do seu app
- faça parceria com influenciadores do seu ramo ou segmento para divulgarem os seus apps
- tenha uma presença forte em redes sociais
Conclusão
À primeira vista, o ASO pode parecer um monstro de sete cabeças, mas é uma questão de costume e prática. Em breve, você perceberá que é uma receita a ser seguida e que existe um padrão.
O melhor é que o sucesso do seu app depende de você.
A maioria das pessoas acha que deve investir um caminhão de dinheiro em divulgação, mas o básico, que é posicionar melhor o seu app onde as pessoas o procuram, acaba sendo esquecido ou mal feito.
Conseguiram aprender como decolar com o ASO?
Fontes: Fábrica de Aplicativos, Google Analytics, Kissmetrics, Medium, Apple Developer Community, Google Play Developer Console & Support, Tune e Business 2 Community.
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