Como otimizar seu app na Play Store e App Store
ASO é a melhor forma para você aumentar os downloads e adquirir o maior número de pessoas possíveis para seu aplicativo, e isto de forma orgânica e escalável. Com 4 milhões de apps para Android e iOS nas lojas, você precisa aprender estratégias para colocar seu aplicativo à frente dos concorrentes.
Neste artigo, você aprenderá como posicionar e aumentar a visibilidade do seu app com pontos a serem considerados na hora de publicar o seu aplicativo e depois que ele já estiver publicado.
São inúmeras as formas de você divulgar o seu aplicativo, seja no boca a boca, criando um site para o seu app ou até mesmo usando as mídias sociais, porém nenhuma delas terá uma relação de custo benefício tão boa quanto o ASO.
O que é ASO? E por que é relevante?
ASO é a sigla para App Store Optimization, otimização nas lojas de apps, em inglês.
Nada mais é do que o processo para aumentar a exposição e visibilidade do seu aplicativo e expandir as chances de descoberta pelos usuários na Play Store, loja do Google, e na App Store, loja da Apple.
Apesar de possuírem diferenças, as duas lojas possuem algoritmos que avaliam automaticamente os aplicativos e dependendo da pontuação do app nestes quesitos, ele será ou não destacado dentre os outros 5 milhões de aplicativos.
⬇
Semelhante ao SEO, que é o termo para a metodologia para fazer com que o seu site apareça organicamente antes de seus concorrentes no Google, Yahoo ou Bing, o ASO serve para posicionar melhor o seu app para Android e iOS quando as pessoas estiverem navegando e pesquisando apps nas lojas.
Impressionante que em 2016 foram mais de 149,3 bilhões de downloads de aplicativos, mas você sabe como as pessoas descobrem novos apps? Abaixo está um gráfico produzido pelo Kissmetrics e Apptentive, que traduzimos e redesenhamos, sobre como as pessoas encontram e descobrem novos aplicativos:
Grande conclusão: posicionar o seu app nas lojas é crucial já que 62,25% dos usuários descobriram navegando nas lojas de aplicativos e que 32,65% estão nas categorias mais populares ou melhor classificados.
Confira os fatores que farão o seu app decolar nas lojas de aplicativos.
A nossa pesquisa sobre ASO foi extensa e dentre todos os artigos e conteúdo, uma das abordagens que mais gostamos foi encontrada na Medium e foi escrita pelo Swaroop S., onde ele sugere separarmos o ASO em duas grandes categorias:
- ASO 1 - antes de publicar o seu app nas lojas do Google e Apple
- ASO 2 - depois de publicar o seu app nas lojas do Google e Apple
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.