Se você está finalizando ou já finalizou seu app e precisa testar, há 2 formas de fazer os testes antes de publicar nas lojas:
Caso você ainda não tenha um plano ativado no seu app e pretenda distribuí-lo para usuários, ou ainda não o tenha publicado nas lojas e queria testá-lo, você poderá utilizar o Web App no seu dispositivo.
Para instalar é muito simples.
Primeiro, vá para a tela de publicação da Fábrica (1).
A tela carregará já na opção do Web App (2) e bastará você executar o link do seu app (3), no navegador do seu dispositivo, ou então usar o QR Code (4) para instalar.
Note que nesta tela também será possível alterar a url do seu app.
Você poderá ainda compartilhar o link do seu app direto para algumas mídias através do campo de compartilhamento (5)
Caso execute a url do app no navegador do seu computador, você será direcionado para a seguinte tela, na qual será possível visualizar o app
É importante frisar que o Web App possui limitações, uma vez que, por exemplo, não recebe notificações push.
Quando você finalizar a sincronização do seu app ao Firebase Android, o sistema da Fábrica disponibilizará o arquivo .apk do seu app.
O arquivo .apk pode ser instalado diretamente em um dispositivo Android e, através dele, você poderá efetuar testes no seu app simulando o exato comportamento de quando ele for baixado diretamente da Google Play Store.
Como fazê-lo?
Passo 1
Para baixar o arquivo .apk do seu app, vá para a tela de publicação do app (1) e, em seguida, clique em "Android" (2)
Role sua tela para baixo.
Como o Firebase já deverá ter sido sincronizado ao app, O campo de "Configurações Google Play" já deverá estar disponível.
Clique em "Baixar APK"
Isso baixará o arquivo diretamente na pasta de downloads do seu computador.
Passo 2
Uma vez que o arquivo de apk não pode ser executado no computador, você precisa enviá-lo para seu celular. Isso, pois o arquivo .apk só é executável no sistema operacional Android, ou seja, o arquivo só abrirá no dispositivo Android.
Envie o arquivo .apk para seu dispositivo android através do e-mail, alguma mídia social, como o Whatsapp ou então através de algum sistema de nuvem, como o Google Drive, por exemplo.
Então carregue e anexe o seu apk para um e-mail que você possa acessar pelo seu Android.
Caso seu apk não seja baixado, verifique as configurações de seu Android. Alguns dispositivos, por segurança, não permitem download que seja fora da loja, hipótese na qual será preciso autorizar o download de arquivo de fonte desconhecida no seu dispositivo de testes.
Passo 3
Após enviar o arquivo .apk para seu dispositivo, acesse-o.
Faça o download do apk, ou permita o download se for o caso, clique em instalar e depois, já pode abrir o aplicativo.
Essa será a versão nativa, ou seja, a versão exata do app quando publicado na Google Play.
Depois de realizar seu teste de acesso ao .apk, não esqueça de desinstalar esse .apk do seu smartphone e seguir com a publicação padrão pela Google Play.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.