A publicação do app na App Store é um assunto que sempre suscita diversas dúvidas, o que se compreende diante do fato de tratar-se de um processo mais complexo.
Tentaremos aqui esclarecer algumas dúvidas e dar algumas dicas que podem ser úteis durante este processo.
Em primeiro lugar, gostaríamos de apresentar os principais artigos relacionados à publicação na App Store de apps feitos na Fábrica de Aplicativos:
Neles você encontrará informações úteis para essa jornada de publicação iOS.
O envio de apps para a App Store é um serviço disponível para o plano Especial. Portanto, para a utilização deste serviço de envio de arquivo, na tentativa de publicação na sua conta, é preciso, antes de mais nada, ter um plano da Fábrica ativo no app que será publicado.
Cada app a ser enviado para a conta desenvolvedor Apple indicada, demandará o pagamento de uma taxa de R$ 149,00, que dará direito a 3 tentativas de compilação e envio para a conta indicada.
Caso seja necessária uma 4ª tentativa será preciso efetuar um novo pagamento para obter outras 3 tentativas. Note que os envios contratados e não utilizados expiram com a aprovação do app.
A Apple não aceita, de forma alguma, apps sem conteúdo ou com funcionalidades mau configuradas.
Todos os arquivos de apps enviados para a App Store são revisados por um ser humano que se orienta através deste guia de revisão e, caso o revisor entenda que algum dos itens deste guia não tenha sido observado, poderá rejeitar a publicação do app na App Store.
A revisão é um processo subjetivo e que foge ao controle da Fábrica, uma vez que é realizada por uma pessoa, designada pela Apple, que interpreta o mencionado guia de revisão.
Por esta razão, a Fábrica não garante a aprovação ou aceitação do app e, se o mesmo for rejeitado pelo revisor da Apple, não haverá reembolso sob nenhuma circunstância, pois a não aceitação ou aprovação decorre de uma análise que decorre estritamente da própria Apple, cabendo exclusivamente ao APPER o cumprimento dos guidelines de revisão da App Store.
Rejeições são normais e, quando acontecem, é possível ver quais foram as razões da rejeição apontadas pelo revisor no Centro de Resoluções do App Store Connect, corrigi-las e reenviar o app, se for o caso.
A confiança do cliente é a base do sucesso da App Store. Os aplicativos nunca devem atacar os usuários ou tentar enganar os clientes, induzi-los a fazer compras indesejadas, forçá-los a compartilhar dados desnecessários, aumentar os preços de uma maneira complicada, cobrar por recursos ou conteúdo que não são entregues ou se envolver em qualquer outra prática manipulativa dentro ou fora do aplicativo.
Lembre-se de que a App Store é uma ótima maneira de alcançar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo mas que, se você criar um aplicativo que queira mostrar para a família e os amigos ou que tenha um universo limitado de usuários, a App Store não é a melhor maneira de fazer isso.
Deve-se ter atenção especial a alguns pontos quando se trata de publicação na App Store.
Vejamos:
1.TER SUA CONTA DESENVOLVEDOR NA APPLE STORE ATIVADA
Para publicar o seu app na App Store, você vai precisar de uma conta com o programa desenvolvedor Apple ativado.
Recomendamos fortemente que os aplicativos sejam publicados na conta desenvolvedor Apple de seus próprios donos.
Não é recomendável que você crie uma conta própria para publicar os apps dos seus clientes, sob pena de rejeição do app pelo revisor da Apple conforme itens 4.2.6 ou 5.2.1 do guia de revisão.
Caso isso aconteça, você deve solicitar que o proprietário do app crie uma conta desenvolvedor Apple própria e, depois de criada, enviar o arquivo do app para ela.
Os apps devem ser enviados pela pessoa física ou jurídica que possui ou licenciou a propriedade intelectual e outros direitos relevantes e é responsável por oferecer quaisquer serviços fornecidos pelo aplicativo.
Para abrir a conta de desenvolvedor na Apple, um dos requisitos é a ativação da autenticação de dois fatores do ID Apple.
Trata-se de uma exigência sem a qual não será possível ativar o ambiente para desenvolvedores que a Apple oferece para quem pretende publicar um aplicativo na App Store.
Uma vez ativada, não será mais possível desativar a autenticação de dois fatores e, para ativá-la, você vai precisar de um dispositivo Apple que cumpra os seguintes requisitos:
iPhone, iPad ou iPod touch com iOS 9 ou posterior;
Mac com OS X El Capitan e iTunes 12.3 ou posterior;
Apple Watch com watchOS 2 ou posterior;
Apple TV (4ª geração) com tvOS.
Sem eles, não será possível prosseguir com o processo de ativação em questão, o que impedirá a publicação do app na conta a ser utilizada.
Para saber mais sobre a autenticação de dois fatores, clique aqui.
Você pode encontrar maiores detalhes sobre a criação da sua conta desenvolvedor Apple nos seguintes artigos:
Para que o app seja publicado, ele precisa estar pronto para o usuário, com um belo design, e com toda a identidade visual pronta e já com conteúdo relevante e útil para o usuário.
Ou seja, o app já deve ser uma ferramenta plenamente útil e funcional para o usuário. O que é de grande importância, uma vez que o maior interesse da Apple é oferecer produtos com uma experiência de usuário diferenciada.
Segundo a própria Apple, seus clientes valorizam muito os produtos que são simples, refinados, inovadores e fáceis de usar, e é isso que querem ver na App Store.
A criação de um excelente design depende de você 😉
Lembre-se de que, mesmo depois que seu aplicativo for aprovado, você deverá mantê-lo sempre atualizado para garantir que permaneça funcional e envolvente para usuários novos e existentes.
Observe que, para ser aprovado na revisão, o seu app deverá estar pronto para ser usado pelo usuário, estando em pleno funcionamento e oferecendo a melhor experiência possível para o mesmo.
Os apps que deixam de funcionar ou oferecem uma experiência degradada podem ser removidos da App Store a qualquer momento.
Perceba que a atenção da Apple é muito focada na experiência do usuário do app e em sua utilidade para ajudar o usuário da melhor forma naquilo a que se propõe.
Seu aplicativo deve incluir recursos, conteúdo e interface do usuário, de forma que, se não for particularmente útil, exclusivo ou "semelhante a um aplicativo", ele não pertence à App Store.
Se o seu aplicativo não fornece algum tipo de valor duradouro, pode não ser aceito. Aplicativos que são simplesmente uma música ou um filme devem ser enviados para a iTunes Store. Aplicativos que são simplesmente um livro ou guia de jogo devem ser enviados para a iBooks Store.
3.APPS DE MARKETING
Além de catálogos, os aplicativos não devem ser principalmente materiais de marketing, anúncios, recortes da web, agregadores de conteúdo ou uma coleção de links.
Para a Apple, apps devem ser ferramentas úteis, capazes de auxiliar o usuário agregando real para o mesmo.
Ou seja, quando pensar em um app, procure fazê-lo com a mentalidade do usuário. Pense no que o app fará pelo usuário.
Tenha em mente que o app pode sim funcionar como um recurso de marketing, mas a principal funcionalidade dele não pode ser o marketing.
O app precisa, efetivamente, ser uma ferramenta através da qual o usuário, além de receber informações de marketing, possa obter algum valor ou benefício exclusivo.
Tal benefício depende da razão pela qual você idealizou o app e de como ele funciona para agregar valor para seu dono e, principalmente, para seus usuários.
Por mais que o app possa ser útil para seu dono, a utilidade que realmente importa é a que se oferece para o usuário, de forma, apps que tenham por objetivo principal tão somente o material de marketing podem ser rejeitados durante a revisão.
4.PROPRIEDADE INTELECTUAL DO CONTEÚDO
Certifique-se de que seu aplicativo inclui apenas conteúdo criado por você ou que você tenha uma licença para usá-lo. Tenha em mente que seu aplicativo pode ser removido se você "ultrapassar a linha" e usar o conteúdo sem permissão.
Claro, isso também significa que o aplicativo de outra pessoa pode ser removido se ele "emprestar" o seu trabalho.
A responsabilidade pelo conteúdo dos apps é exclusiva dos APPERS, de forma que eventuais rejeições e/ ou remoções impostas pelo revisor, por entender se tratar de ofensa à propriedade intelectual, não poderão ser, em hipótese alguma, atribuídas à Fábrica.
5.A PUBLICAÇÃO
O processo de publicação na App Store é complexo e descrito com maiores detalhes nos seguintes artigos:
Decidia a publicação do app na App Store e já ativada a conta desenvolvedor Apple, será necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 149,00, o qual pode ser efetuado clicando aqui.
Após o pagamento, informe a realização do mesmo na tela de publicação iOS da Fábrica e entre em contato com nossa equipe através do chat online no site.
Este contato é importante para que seja realizada a comprovação do pagamento, com a liberação da tela de publicação, e para o registro do número de confiança do time de publicação da Fábrica.
A correção das informações inseridas é de total responsabilidade sua e, sem elas, não poderemos prosseguir com o envio do arquivo do app para a sua conta Apple.
Atenção especial deve ser dada às imagens enviadas para o ícone e, em especial, para a abertura do app. A imagem de abertura deve conter uma sangria nas bordas laterais para que o sistema a ajuste aos diversos tamanhos de telas dos dispositivos.
Quando o arquivo for enviado para a sua conta Apple, você precisará finalizar as informações sobre o app (metadados), incluindo as capturas de telas, e enviar o arquivo para revisão que demora, em média, 48h.
Em caso de rejeição, veja quais foram as razões apontadas pelo revisor e nos informe. Se for necessário o envio de um novo arquivo, teremos que gerar uma nova versão do arquivo do app e subir novamente na sua conta para que seja enviado para uma nova revisão.
6.ATUALIZAÇÃO
As atualizações das versões do app na loja da Apple serão cobradas no valor de R$ 149,00.
Para atualizar seu app na loja da Apple, faça o pagamento clicando aqui.
Após o pagamento, informe a realização do mesmo na tela de publicação iOS da Fábrica e entre em contato com nossa equipe através do chat no site ou pelo e-mail suporte@fabricadeaplicativos.com.br.
A Fábrica de Aplicativos recomenda que o app seja atualizado pelo menos a cada 6 meses, uma vez que o código do app passa por constantes revisões e correções que contribuem para manter o desempenho do app.
Caso o app tenha algum comprometimento de desempenho em função de um longo prazo sem a atualização do arquivo na App Store, a atualização do app somente será realizada mediante o pagamento da taxa de atualização do app.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.