A Fabapp informa que a partir do dia 20 de agosto de 2019 faremos a transição e migração de tecnologia de todos os apps feitos até 31/12/2018, dia em que realizamos o lançamento da nova plataforma.
Como os apps acima mostram, estamos com uma tecnologia muito mais avançada e que hoje, após um semestre, afirmamos que está em funcionamento contínuo e com enormes ganhos de valor, seja no design, nos novos recursos de push, novas funcionalidades e muito mais.
Dessa forma, apps com a tecnologia anterior a 2019 serão migrados para a nova tecnologia, o que pode oferecer uma variação no design do app. Por isso, sugerimos que você acesse a sua conta e faça a migração você mesmo.
Para migrar, basta você acessar a Fábrica e clicar em "migrar", no card do seu app na tela "Meus apps" da Fábrica que o app já será carregado no novo editor e migrado para o novo sistema, lembrando que o conteúdo do app permanecerá intacto.
Uma vez que o app esteja no novo portal, é de suma importância que você clique ao menos uma vez no botão "Publicar", o que vai recompilar o arquivo do app para a nova versão.
Se o seu app estiver publicado nas lojas será também necessário atualizá-lo nas mesmas.
Contudo, também haverá consequências ao se efetuar a migração do app do portal antigo para o portal novo.
Vejamos quais são:
1) Layout do app
A primeira coisa que você pode perceber ao fazer a migração do seu app para o novo portal será alguma mudança no layout dele.
Caso isso ocorra, você pode acessar a tela do editor visual do app para corrigir e inclusive melhorar o layout, escolhendo melhor o tamanho dos ícones e das fontes que aparecem da tela de início do seu app.
2) Sincronização com o Firebase
Com a atualização das ferramentas utilizadas para criar os apps na Fábrica, bem como com as recentes mudanças promovidas pela Google, será requisito para a compilação do arquivo .apk a sincronização do app da Fábrica com um projeto no Firebase.
Para o android, esta sincronização será fundamental para geração do arquivo nativo do app e para a ativação do Google Analytics.
Para o iOS, esta sincronização é fundamental para o acompanhamento da atividade dos usuários que baixaram o app direto da App Store.
É um processo bastante simples e rápido para ser feito.
Firebase para android: https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/360023999551
Firebase para iOS: https://suporte.fabricadeaplicativos.com.br/hc/pt-br/articles/360024733771
3) Configuração do Google Analytics
Como novo portal, a configuração do analytics do app será um pouco diferente.
O acompanhamento da atividade dos usuários do webapp será feito diretamente no console do analytics.
Contudo, o acompanhamento da atividade dos usuários dos apps publicados nas lojas exigirá que antes seja feita a sincronização com o Firebase a que nos referimos no item 1 deste artigo.
Feita a sincronização do app da Fábrica com o projeto respectivo no Firebase, será possível selecionar o mesmo projeto do Firebase na configuração do acompanhamento do Analytics para dispositivos móveis.
4) Botões dos itens da lista pro e da lista texto pro.
Quem utiliza os botões deste artigo, quais sejam, estes:
Estes botões são formados através de uma classe de botões que existe na documentação do próprio ionic, framework usado para compilar os apps da Fábrica. Contudo, o novo editor de html da lista pro e da lista texto pro, deixará de interpretar esta classe.
Isso demandará a substituição destes botões por outros que podem ser criados como mostra este artigo.
Repetimos a importância de alteração destes botões até essa data, haja vista que os mesmos não funcionarão mais após a data informada.
5) Tela de usuários do app
Os apps que usam o sistema de login de apps da Fabapp, ou que utilizem abas como o mural ou o álbum pro, geram um banco de dados com as informações cadastradas pelo usuário no app.
Essas informações, na atual plataforma, são acessadas através da tela de usuários do app.
Esta tela será substituída por este painel administrativo:
Perceba que, com isso, damos início ao processo de unificação de todas as interações dos usuários no app em uma única tela, incluindo o envio de pushs.
6) Publicação iOS
O processo de publicação na App Store também passará por grande mudança.
Como é conhecido, atualmente utilizamos um formulário para o recebimento das informações necessárias para a publicação do app na App Store.
Com o novo portal isso será diferente, uma vez que todas as informações referentes à publicação iOS serão inseridas diretamente no portal da Fábrica.
Estamos, com isso, buscando automatizar ao máximo o processo de publicação, tornando-o mais rápido e seguro para todos.
Nossa equipe fica à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Time Fabapp!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.